ABBA KOVNER
Abba Kovner (14 de março de 1918 - 25 de setembro de 1987) era um judeu hebraicopoeta, escritor e líder partidário. Ele se tornou um dos grandes poetas do modernismo Israelita.
Em junho de 1941, a Alemanha nazista atacaram Vilnius. Vilnius foi dado a Lituânia após Alemanha Nazista e União Soviética invadir e dividir Polónia. Depois de ocupação estabeleceu o Gueto de Vilna. Kovner conseguiu escapar com vários amigos para um conveto dirigido por Anna Borkowska ( Polish Justo entre as Nações ) nos subúrbios da cidade, mas ele logo voltou para o gueto. Ele concluiu que, para que qualquer revolta para ser bem sucedido, uma força de combate resistência judaica necessário para ser montado.
No início de 1942, Kovner lançou um manifesto no gueto de Vilnius, duas vezes repetindo a frase "Não vamos ir como cordeiros para o abate!" que mais tarde se tornou famoso. O manifesto declarou que Hitler tinha decidido matar todos os judeus da Europa e que era melhor morrer lutando. A idéia de resistência foi disseminada a partir de Vilnius pelos correios movimento da juventude, principalmente mulheres, aos guetos da Polônia ocupada, ocupada Bielorrússia e da Lituânia. Kovner, Yitzhak Wittenberg , e outros formaram a Organização das Nações Partisan ("Fareynigte Partizaner Organizatsye" ou FPO), uma das primeiras organizações clandestinas armados nos guetos judeus sob a ocupação nazista. Kovner tornou-se seu líder em julho de 1943, depois de Wittenberg foi nomeado por um camarada torturado e entregou-se para evitar um ataque ao gueto. O FPO planejado para combater os alemães quando o fim do gueto veio, mas as circunstâncias ea oposição dos líderes do gueto tornaram isso impossível e fugiram para as florestas.
De setembro de 1943 até a chegada do exército soviético em julho de 1944, Kovner, juntamente com seus tenentes Vitka Kempner e Rozka Korczak , comandou um grupo guerrilheiro chamado os Vingadores ("Nokmim") nas florestas perto de Vilna e envolvidos em sabotagem e ataques de guerrilha contra os alemães e seus colaboradores locais. Os Vingadores foram um dos quatro grupos predominantemente judeu que operavam sob o comando dos guerrilheiros levaram-soviética.
Após a ocupação de Vilnius pelo Exército Vermelho soviético em julho de 1944, Kovner se tornou um dos fundadores do movimento Berihah, ajudando judeus a escapar Europa Oriental depois da guerra.

