top of page

O FAMOSO BEIJO

 

Os autores do famoso beijo do fim da II Guerra Mundial foram indentificados, McDuffie e Edith Shain são os responsáveis pela icônica foto.

McDuffie se tornou conhecido há apenas seis anos, quando a artista forense Lois Gibson disse ter confirmado com absoluta certeza que aquele senhor de 80 anos era o mesmo rapaz que aparecia na foto. Ela tirou cerca de 100 fotos de McDuffie reencenando o beijo, e se disse convencida. Lois Gibson foi reconhecida pelo Guinness em 2005 como a artista forense recordista em ajudar a polícia a identificar criminosos.

Ao longo dos anos, outros ex-marinheiros também afirmaram ser o homem da foto, por isso até a constatação da especialista não havia qualquer indicação da real identidade do "beijoqueiro" da imagem da revista "Life", feita pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt em 14 de agosto de 1945.

Depois do "laudo" da artista, McDuffie ganhou fama e fez participações em programas de TV. Mulheres pagavam US$ 10 para tirarem uma foto beijando-o na bochecha.

Em entrevistas à época, ele relembrava o dia do anúncio do fim da guerra, quando estava trocando de trens em Nova York. "Eu estava tão feliz. Saí correndo pela rua". Ele tinha 18 anos e estava a caminho do Brooklyn para visitar sua namorada.

"Então eu vi a enfermeira. Ela me viu gritando com um sorriso enorme em meu rosto. (...) Eu fui direto até ela e a beijei", contou. Depois, seguiu até a casa da namorada, sem nunca ter trocado palavra com a enfermeira.

Segundo a filha de McDuffie, Glenda Bell, o pai passou anos incomodado por não ser identificado como o personagem da foto. "Ele queria esclarecer isso antes de morrer", disse ela.

bottom of page