top of page

CHIPS - O CÃO DE GUERRA

 

Pouco depois do ataque a Pearl Harbor, foi estabelecido o (DFD) Cães de Defesa. Foi anunciado que as forças armadas necessitariam de cães. Milhares de proprietários de animais em toda a América respondeu doando seus bichos de estimação para o alistamento no Corpo K-9. Uma família de Pleasantville, não sabia que a sua mistura de pastor, se tornaria o cão herói mais condecorado da Segunda Guerra Mundial.

Espirituoso e rápido de aprender, Chips servindo bravamente como cão de guarda do tanque, viajando por toda a Europa, África e Itália com o Sétimo Exército do General Patton.

Em uma ocasião, Chips alertado para uma emboscada iminente. Então, com um cabo de telefone ligado ao seu colarinho, Chips correu de volta à base, desviando de tiros para que o pelotão em perigo poderia estabelecer uma linha de comunicação e pedir o apoio que tanto precisava.

Talvez o evento que mais exemplifica sua coragem e devoção ocorreu de manhã em uma praia na Sicília. Como ele e seu treinador procedeu-se a praia, eles vieram sob o fogo de uma casamata disfarçada. Chips se conseguiu libertar do seu manipulador e lançou-se para a direita na casamata. Momentos depois, vários soldados italianos sendo mordidos surgiram e se renderam. Embora ferido na confusão, Chips retornou ao serviço naquela noite, e alertou as tropas a um grupo de italianos se aproximando. Isto permitiu que seu adestrador se amparesse a capturasse todos eles.

Chips foi um verdadeiro herói. Ele foi condecorado com uma Estrela de Prata por valentia, e um Coração Púrpura por seus ferimentos. Os jornais anunciaram suas façanhas. Infelizmente, a imprensa chamou a atenção do Comandante da Ordem do Coração Púrpura. Alegando que agraciar o cão com esta honrraria seria uma humilhação para os homens que já havia recebido.  As medalhas foram tiradas de Chips, e foi-lhe dada uma dispensa honrosa e voltou para sua família em Pleasantville. Nenhum cão militar recebeu uma decoração oficial desde então.

Chips foi homenageado com um romance baseado na sua vida, Chips, o cão de guerra , que mais tarde virou um filme para TV exibido pelo canal da Disney em 1990.

 

Fonte: military.com

bottom of page