DAMIEN PARER
Damien Parer Pedro (01 de agosto de 1912 - 17 de setembro de 1944) foi um australiano fotógrafo de guerra. Ele se tornou famoso por suas fotografias de guerra da Segunda Guerra Mundial. Foi morto por japoneses por fogo de metralhadora em Peleliu , Palau. Ele foi diretor de fotografia para o primeiro Oscar da Austrália.
Pela Segunda Guerra Mundial, Parer foi experimentado em fotografia e imagens em movimento, e foi apontado como fotógrafo oficial do filme para a força imperial australiana (AIF).
Sua primeira guerra metragem foi tomada em HMAS Sydney depois de ter afundado o italiano Bartolomeo Colleoni cruiser. Logo depois, ele estava a bordo do MS Joaninha enquanto ele estava bombardeando o porto marítimo de Bardia na Líbia .Sua primeira experiência de perto foi durante um avanço de tropas em Derna.
Parer filmou na Grécia e na Síria, cobrindo a ação de aeronaves, o convés de um navio e em terra com a infantaria. Após a Síria, ele viajou para Tobruk em agosto de 1941 antes de cobrir os combates no deserto ocidental. Em meados de 1942 Parer estava em Nova Guiné pronto para cobrir os combates contra os japoneses. Juntamente com a correspondente de guerra Osmar Branco, empreendeu uma árdua jornada pela escuna, lancha e em pé de Port Moresby para Wau via Yule Island , Terapo e Kudjiru, a fim de documentar os esforços das forças escassas, em seguida, que lutam na costa norte de Papua Nova Guiné.
Durante esta fase da guerra, ele filmou algumas de suas sequências mais famosas, alguns em Salamaua e, mais notadamente, aquelas usadas em Kokoda Front Line! . Este documentário ganhou o seu produtor, Ken G. Salão , um prémio de Oscar.
Parer foi morto em 17 de setembro 1944 por tiros japonês durante as filmagens de um United States Marine antecedência em Palau , na ilha de Peleliu.



