MARCELO MADUREIRA
1° Como historiador da segunda guerra, qual o grau de importância que vê a atuação da FEB nos campos de batalha?
Nos campos de batalha a FEB cumpriu com o seu dever, mas devido a escala do conflito mundial e o tamanho do nosso contingente a participação teve um cunho mais simbólico no que se refere a luta pela Democracia. Aí o papel da FEB foi muito relevante.
2° Pouco se fala da FEB e seus feitos, o nosso país esconde sua historia militar, em que credita essa falta de respeito aos nossos Pracinhas?
A questão é que a nossa sociedade além de não cultivar os estudo da memória histórica do país , tem também uma péssima Educação formal. Estudasse pouco no Brasil, qualquer assunto.
3° Muitos veteranos vivem no anonimato, passando dificuldade sem qualquer reconhecimento ou gratidão pelo esforço em batalha. Porque em outros países ex-combatentes são taxados e considerados heróis nacionais e aqui não?
Desde a volta da Italia nossos pracinhas foram abandonados e descriminados. Assim é a nossa política , assim é a ignorância da nossa população. temos uma divida de gratidão para com os nossos pracinhas e pior , a maior parte já se foi sem este reconhecimento.Principalmente aqueles que tinham origem mais humilde.
4° A poucos meses, estreou no cinema o filme ‘A Estrada 47’, você acha que filmes com o tema FEB é de extrema importância para que o povo saiba sua história e os jovens passem a ter curiosidade de conhecer a participação do Brasil na guerra?
Evidente que sim , é muito importante.
5° Caso pudesse deixar uma mensagem para todos os militares que lutaram e deram seu sangue, que mostraram que ‘o filho teu não foge a luta’ qual seria?
De minha parte aos pracinhas da FEB minha admiração e gratidão eternas.