top of page

MATVEI KUZMIN

 

Matvey Kuzmich Kuzmin (russo : Матвей Кузьмич Кузьмин; 03 de agosto 1858 -fevereiro 1942) foi um russo camponês que foi morto na Segunda Guerra Mundial . Ele foi postumamente nomeado um Herói da União Soviética em 08 de maio de 1965, tornando-se a pessoa mais velha nomeado Herói da União Soviética com base em sua idade no momento da morte.

A região de origem do Kuzmin foi ocupada pelas forças da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Em fevereiro de 1942, ele ajudou a abrigar um batalhão alemão na aldeia de Kurakino. A unidade alemã foi condenada a furar a defesa Soviética na área de Velikiye Luki, avançando para a retaguarda das tropas soviéticas entrincheirado em Malkino Heights.

Em 13 de Fevereiro de 1942, o comandante alemão perguntou ao Kuzmin que tinha 83 anos para orientar seus homens e ofereceu  dinheiro, farinha, querosene, e um "Três Anéis" rifle de caça. Kuzmin concordou, mas na aprendizagem da rota proposta, enviou seu neto Vasilij para Pershino (6 km. De Kurakino) para avisar as tropas soviéticas e para propor uma emboscada perto da aldeia de Malkino. Durante a noite, Kuzmin guiou as unidades alemãs através de caminhos tensos, levando-os para os arredores de Malkino ao amanhecer. Os defensores da vila e do 2º batalhão de 31 Cadet Rifle Brigade da Frente Kalinin atacaram. O batalhão alemão ficou sob pesada metralhadora fogo e sofreu perdas de cerca de 50 mortos e 20 capturados. Entre o caos, um oficial alemão tinha percebido o que tinha acontecido e virou a pistola em direção Kuzmin e atirou duas vezes. Kuzmin morreu durante o conflito. Três dias depois Kuzmin foi enterrado com honras militares. Posteriormente, ele foi enterrado no cemitério militar de Velikiye Luki .

bottom of page