ZÉ CARIOCA
Amigo do famoso Pato Donald, o papagaio malandro Zé Carioca estrelou filmes e ganhou até tirinhas próprias em jornal. Criado por Walt Disney, pai de Mickey Mouse, o personagem, em sua história oficial, foi desenhado em homenagem a um cartunista brasileiro amigo do dono dos Estúdios Disney. Mas como geralmente essas versões são apenas lenga-lenga, há sempre uma história alternativa mais interessante. Zé Carioca pode ter sido criado a pedido do governo dos Estados Unidos para aproximar o Brasil de seus ideais durante a Segunda Guerra Mundial.
A história oficial conta que o americano Walt Disney, em visita ao Brasil, conheceu o cartunista brasileiro J. Carlos, responsável pelos desenhos dos Estúdios Disney no país. Após convidar o brasileiro para trabalhar em Hollywood, que foi negado, Walt Disney sentou em uma mesa no hotel Copacabana Palace e criou o personagem em homenagem a J. Carlos.
A outra versão diz que Walt Disney viajou pela América do Sul a pedido do presidente americano Franklin Delano Roosevelt para aproximar culturalmente os Estados Unidos da América Latina. No início da década de 40 essa prática foi batizada de “Política de Boa Vizinhança”. O objetivo era criar laços desses países com o pensamento político americano, já que muitos deles, inclusive o Brasil, tinham alinhamento com ideias fascistas.
Disney teve encontros com o diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda, Lourival Fontes, em duas ocasiões. Ele também teve uma reunião com o presidente Getúlio Vargas, onde os assuntos foram tratados de forma mais clara. Além de conversarem sobre o estreitamento da cultura dos países, foi posto na mesa o interesse americano de construir uma base militar no Nordeste.
Para os americanos era importante a construção da base, em Natal, no Rio Grande do Norte, por causa do ponto estratégico no Atlântico. E para isso precisavam ter o Brasil ao seu lado. Apesar de ser simpático ao Fascismo, Getúlio concordou, mas não sem barganhar. Em troca, o governo americano montou a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, no Sul Fluminense.
O personagem Zé Carioca teve sua estreia no filme Saludos Amigos, com Pato Donald, em 1942. Curiosamente, esse ano foi o mesmo em que o Brasil declarou Guerra a Alemanha e a Itália.
Além de Zé Carioca, outro personagem que foi bastante explorado durante a década de 40 foi a cantora Carmen Miranda. Ela fez uma longa turnê pelos Estados Unidos para estreitar os laços entre os países.